As possibilidades das TIC sob um olhar docente.
Olá leitor de TIC!
Neste vídeo, o professor indiano Sugata Mitra, relata em palesta ao TED Talks sobre a prática da sua ideia de Educação Minimamente Invasiva, realizada através do contato de crianças com as possibilidades oferecidas pela navegação do veículo computador.
Aconteceu inicialmente em Nova Deli, no ano de 1999, quando o professor dispôs um computador preso à uma parede ao alcance livre de crianças, que não haviam tido nenhuma experiência com tecnologias digitais, que não tinham acesso regular ao ensino escolar, e não conheciam muito de outras línguas, para saber o que poderia acontecer.
O resultado pôde ser concluído de forma simples em 14 dias e, um resultado mais incrível ainda após dois meses, quando as crianças mostraram-no que além de ter aprendido a utilizar algumas funções da máquina, puderam desenvolver e praticar sua criatividade em meio a jogos e sites infantis, praticar juntas atividades como gravar o próprio canto e socializar entre elas essas músicas e todas as demais descobertas, o professor observou também que a realização de todas essas descobertas, existe independente de fatores sociais condicionantes da vida das crianças. Destacando que: as crianças aprenderam SOZINHAS.
"Percebi que as crianças irão aprender, aquilo que elas quiserem aprender."
A partir dos primeiros resultados, sendo observados como positivos e mostrando-se promissores, Mitra pôde investir seu estudo na iniciativa e propor novos "desafios" àquelas crianças. Optou pela utilização da aprendizagem voltada à linguística, pela busca de conhecimento despertado nas crianças, estas puderam interagir com programas que as possibilitou aprender e aperfeiçoar o que conheciam sobre a língua inglesa em sua prática. Crianças que nunca tiveram contato com outra língua, foram postas a utilizar computadores com reconhecimento de voz e após uns meses foi constatado que as mesmas adquiriram sotaque britânico.
Essas primeiras experiências se mostraram de grande relevância e importância na contribuição da aprendizagem cotidiana, seja da criança ou de qualquer pessoa capaz de interagir com os meios que as tecnologias oferecem.
O experimento foi levado posteriormente a outros países, em que crianças de diferentes contextos sociais puderam experienciar essa intervenção na educação e produzir efeitos a partir da prática tecnológica.
"Quando você tem interesse, então a educação acontece."
O professor ganhou em 2013 um prêmio do TED (Technology, Entertainment, Design) uma organização sem fins lucrativos dedicada às "Ideias que merecem ser compartilhadas", de U$ 1 milhão como incentivo e auxílio a prosseguir com seu projeto entre as crianças na Índia, em seu país. Atualmente ele está investindo esse prêmio na elaboração de um laboratório que se chamará "Escola na núvem", prosseguindo com sua intervenção iniciada em 1999.
Primariamente, duas observações podem ser feitas com base no que conhecemos do projeto do professor Sugata: A primeira, o aprendiz é aquele dotado de inquietação e interesse sobre algum assunto que se dispõe a experimentar e criar as novas alternativas.
E a segunda é que, sem dúvidas as tecnologias existentes (e as futuras) são para nós, recursos importantes e porque não considerar como fundamentais, para buscar, trocar, criar, experimentar, colaborar e expandir o conhecimento.
E você caro leitor, o que acha?
Qualquer dúvida/sugestão, contate-nos por aqui atravéz da aba "Contato", onde encontrará nosso e-mail. Até a próxima!
Comments