Auto-avaliação - Disciplina de TIC
Olá leitor! Hoje decidi expor uma análise que fiz de minhas atitudes referentes a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Nessa postagem estarão presentes as etapas enfrentadas para a construção do conhecimento ocorrente durante os meses de Janeiro, fevereiro e Março (início deste), sob direcionamentos do Professor Fernando Silvio Cavalcante Pimentel.
Por meio dessa disciplina recebi informações essênciais para a minha evolução pessoal e academica. A mátéria trouxe, sem dúvidas, um novo olhar metodológico, definindo a tecnólogia como elemento fundamental para a realização de uma pedagogia baseada na teoria do estudioso Seymour Papert. Porém, é importante ressaltar que todos os recursos serão adaptados a realidade das instituições em que atuaremos.

Para falar com autoria sobre as tecnologias e suas influencias pedagogicas, durante as exposições feitas no blog, precisei estudar os seguintes conteúdos:
1. O que é aprendizagem e como ela acontece;
2. Tipos de recursos tecnológicos e de que maneira eles podem ser utilizados em sala de aula;
3. Quais as perspectivas da cultura digital no mundo em que estamos integrados;
4. Teoria de Seymour Papert;
5. Semelhanças e diferenças entre intereção e interatividade;
6. ZDP - Teoria de Lev Vygotsky;
7. UCA (como funciona);
8. Os quatro tipos de interação;
9. Gamificação e sua influência pedagógica;
10. Semiótica;
11. Infográfico ("O que é" e "como costuma ser utilizado");
Os livros e artigos lidos foram respectivamente: A integração da mídia nos espaços de aprendizagem (Luís Paulo Leopoldo Mercado), Tecnologia na escola: Criação de redes de conhecimento (Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Artigo) e A aprendizagem das crianças na cultura digital (Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - Livro).
Durante as atividades práticas da discilina, enfrentei algumas dificuldades por não conhecer aplicativos como Aurasma e QR CODE, porém, todas estas barreiras estão sendo diariamente utrapassadas e a cada dia sinto maior intimidade com os recursos.
Contudo, a metodologia utilizada nas aulas, pelo professor Fernando, visa construir uma aprendizagem significativa, baseando-se no metodo qualitativo e na construção autônoma do conhecimento.