Óculos de realidade virtual? Existe?
Você já ouviu falar no óculos Google Cardboard? Não tem ideia do que seja? Então...

O Google anunciou durante uma nova investida no mundo dos óculos de realidade virtual, mas de maneira pouco ortodoxa. Ao contrário do Facebook, que comprou a empresa Oculus Rift por US$ 2 bilhões (R$ 4,4 bilhões, em conversão direta), a gigante das buscas decidiu por algo mais modesto: um app, chamado de Cardboard, que roda no smartphone, acoplado a uma carcaça artesanal. Um kit foi entregue a cada um dos participantes do Google I/O.

O aplicativo torna o celular uma grande lente para os olhos do usuário, exibindo conteúdo de serviços já existentes do Google em 3D. Ao contrário de equipamentos caros de realidade aumentada, só é preciso encaixar o celular em uma estrutura de papelão com alguns acessórios para garantir a sensação de imersão adequada.
A câmera do smartphone detecta o ambiente para movimentar a imagem exibida na tela do aparelho conforme o usuário se move, e um par de lentes de 40 mm de distância focal trabalham para manter as imagens sem borrões, independente para onde apontem os olhos da pessoa.
O resultado é um dispositivo portátil, leve e, principalmente, muito barato. Embora não haja um preço final definido, mesmo porque o produto ainda é experimental, basta adquirir um conjunto de peças simples para montar o próprio gadget – é necessário ter um celular com o aplicativo Cardboard instalado, é claro.
Abaixo segue vídeo de como você fazer o Cardboard em casa. Isso mesmo, VOCÊ PODE FAZER UM!

O que você acha dessa nova tecnologia? Arrisca fazer?
Referências: