As TIC como engrenagem do conhecimento.

Olá leitor de TIC!
Por esse mapa conceitual podemos compreender que, com o passar dos anos a educação evoluiu em inúmeros aspectos e por este motivo foram acrescentados a mesma, alguns recursos metodológicos com o objetivo de tornar a prática pedagógica mais atrativa. A tecnologia foi sem dúvidas um dos instrumentos que mais facilitou a interatividade nesse século e por este motivo sua utilidade é inegável.
Segundo Luís Paulo Leopoldo Mercado em sua publicação Integração de mídias nos espaços de aprendizagem no Em Aberto (vol. 22), “Os recursos tecnológicos são agentes irrefutáveis para a melhoria da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.”.
Com esta nova forma de educação, o professor já não encontra-se mais na posição de transmissor de conteúdos e sim de mediador que atua entre o educando e o conhecimento. Conhecimento este, que só acontecerá de maneira eficiente a partir do momento em que favorecer a independência do sujeito, sem deixar de considerár também o que ele já sabe.
- O que é aprendizagem significativa?

David Ausubel foi um psicólogo e pedagogo norte-americano, que compreendeu, apresentou e defendeu a Teoria da Aprendizagem Significativa, que opõe-se as instruções pedagógicas ocorrentes de maneira mecânica, pois estas, não favorecem a progressão do conhecimento construtivo. Segundo o teórico, é possível compreender a relação necessária entre a acessibilidade ao conhecimento e a construção do próprio pensamento do aprendiz, pois a conquista significativa acontece quando suas compreensões já adquiridas, se aliam a novos conhecimentos despertos por estímulos individuais, possibilitando substancialmente, a sequência do aprender. Ausubel ainda destaca que, a efetivação dessas ideias, não envolve somente o empenho do educador, mas principalmente, tudo aquilo que permite o contato com as possibilidades de aquisição de novos saberes.
Nota-se que...
É do espírito humano, destacando o infantil, a curiosidade pelo novo, pelo desafiador, o indivíduo possue inato o desejo de saber o que tal ação vai proporcionar-lhe, e é dessa maneira, também, que constitui-se a inteligência.
As práticas pedagógicas que aliam-se a educação online, implicam numa boa formação do professor e em inúmeras vantagens, tais como: dinâmismo, flexibilidade do ambiente, maior participação e interação, utilidade de uma diversidade de meios para propagar a informação gerando conhecimento, entre outras tantas variedades vantajosas, não esquecendo da independência, até porque, "as descobertas acontecem após uma incançavel busca" (teoria que foi defendida e testada por Sugata Mitra - professor de Educação e Tecnologia na Universidade de Comunicação e Linguagem Científicas de New Castle, na Inglaterra).
O que estudiosos falam sobre inovação?
"Pessoas que sabem as soluções já dadas são mendigos permanentes. Pessoas que aprendem a inventar soluções novas são aquelas que abrem portas até então fechadas e descobrem novas trilhas. A questão não é saber uma solução já dada, mas ser capaz de aprender maneiras novas de sobreviver.”
Nessa perspectiva, a mídia tem o poder de nos libertar das limitações e ajudar-nos a enxergar com mais amplitude o universo de possibilidades que nos rodeiam.
E você querido leitor, o que acha da introdução das ferramentas tecnólogicas no processo de ensino-aprendizagem?
Comments