Projeto CPE - Computadores para Educar (Colômbia)

Olá leitores de TIC!
O post de hoje é sobre o programa Computadores para educar.
Você já ouviu a respeito? Se ainda não, saiba que trouxemos algumas informações básicas muito importantes a respeito desse projeto, que você precisa conhecer!
Esse programa é uma iniciativa da Associação de Entidades Públicas, do governo da Colômbia.
A intenção é promover oportunidades de desenvolvimento no processo educacional de crianças e jovens colombianos, inserindo à esse contexto ferramentas das Tecnologias da Educação e Comunicação (TIC), junto à medidas intervencionistas nas instituições de ensino públicas e capacitar os profissionais da educação, visando a melhoria de resultados na educação básica e média do país.
O programa Comutadores para Educar teve início em 15 de março de 2001, com o objetivo principal de coletar os computadores doados às escolas públicas, por empresas públicas e privadas, visando reabilitá-los ao funcionamento para então devolvê-los sem custos para as mesmas escolas públicas oficiais, das quais o governo objetiva priorizar as necessidades educacionais.
Foi observando a necessidade de incorporar e utilizar as tecnologias digitais, devido ao seu crescente uso em todos os setores da Colômbia e do mundo, que o programa compreende a importância de escolas e colégios públicos terem acesso às TIC. Mas, além disso, a importância de qualificar os docentes e realizar um acompanhamento educativo, como suporte a essa implementação na educação pedagógica.
O governo juntamente com as empresas fornecem os aparelhos para o Programa, que por sua vez encaminha para as escolas. O Centro Nacional de Consultoria (CNC), comprovou que:
Forneceu o acesso de computadores e tablets a 2.600.000 de estudantes;
O número de estudantes que ingressou o ensino superior aumentou 7,5%;
Mais de 54 mil docentes tiveram formação para o uso das TIC;
A desistência escolar se reduziu 4,3%;
Os resultados das provas melhoraram em 10,6%;
A taxa de reprovação se reduziu em 3,6%;
Fabricaram 31.559 equipamentos, recuperaram 395 toneladas e ganharam 557 toneladas possibilitando importantes resultados ambientais.
É inegável o impacto que o Programa atinge tanto na formação do aluno como na formação docente. Possibilitando uma educação sustentável, beneficiária significativamente, boa formação de professores, e consequentemente qualidade na educação.
A partir daqui, você já pode buscar informações mais detalhadas e outros datos resultantes de pesquisas que enfocam esse trabalho, também através das referências desse post, que deixaremos disponíveis aqui a baixo.
Bons estudos e até o próximo post!
Quer conhecer mais? Acesse as referências deste post:
http://www.mintic.gov.co/portal/604/w3-article-11377.html
http://www.computadoresparaeducar.gov.co/PaginaWeb/index.php/es/formula-apropiacion/diplomado-educacion-y-tic
http://www.computadoresparaeducar.gov.co/PaginaWeb/index.php/es/sala-de-prensa-2/noticias-1/item/87-docentes-reciben-tabletas-para-transformar-sus-comunidades-educativas
http://www.mintic.gov.co/portal/604/w3-article-11377.html