Você já ouviu falar sobre gamificação?

Olá leitor de TIC!
Hoje trouxemos para você uma breve e geral noção do que acabamos de conhecer em sala de aula, no que diz respeito à Gamificação. Você já conhecia?
A gamificação consiste na utilização do design de jogos em contextos que não são jogos, compreendendo diversas dinâmicas, mecânicas e componentes digitais que promovem o desenvolvimento e o aprimoramento humano de quem utiliza dos mecanismos de toda ordem.
Antes de tudo, precisamos esclarecer que a utilização desse recurso didático, diferente do que podemos pensar num primeiro momento, não compreende por finalidade unicamente a diversão. A gamificação é um recurso que compõe uma lógica sistematizada e abrangente, devendo ser estudada e compreendida para que possa ser melhor trabalhada.
Esta foi introduzida no âmbito educacional em 2008, popularizando-se em 2010 e possibilitando situações de ensino-aprendizagem de forma conceitual, tecnológica e socio-cultural.

Estabelecento assim, uma aprendizagem ambígua e contínua. Deste contexto também fazem parte todos os tipos de jogos (digitais e reais) que podem ser utilizados como contribuintes na capacidade individual e coletiva, auxiliando o processo de aprendizagem de maneira a torná-lo produtivo e prazeiroso. Sua prática permite que as pessoas possam tomar decisões e errar construtivamente (sem qualquer tipo de prejuízo qualitativo para o meio organizacional do qual os jogadores pertencem), avaliando seu próprio desenvolvimento a cada etapa, reconstruindo progressivamente a sua realidade de forma diferente.
Sobre esse assunto, existe ainda muitas outras informações das quais podemos ter acesso, através da pesquisa, que detalham a pirâmide que constitue esse recurso didático.
Complementeando o que já mencionamos anteriormente o vídeo abaixo traz informações que podem ser consideravelmente relevantes para agregar à sua compreensão sobre esse assunto.
Sintetizamos aqui a compreensão inicial sobre o que essa ferramenta possibilita, se aliada à prática didática do conhecimento. No entanto, a compreenção desse recurso vai mais além...
Então vamos compartilhar o que aprendemos referente a esse fundamental recurso didático, aqui no blog?
Deixe o seu comentário, envie links de suas pesquisas e fique à vontade para agregar na construção do nosso conhecimento!